Bomba carneiro

Importante: Nós não vendemos esse equipamento e nem de outros fabricantes. Este artigo é apenas para orientar quem quer construir sua própria bomba carneiro.

A bomba carneiro, também conhecida por bomba aríete e carneiro hidráulico, é uma bomba dágua simples de ser construída e com a grande vantagem de não requerer nenhuma fonte de energia externa para funcionar. Ela funciona com a própria pressão da coluna dágua que ela usa para bombear a água para um ponto mais alto do terreno.

bomba caneiroJá existem diversas experiências sobre este assunto e que geraram diversas maneiras diferentes de construí-la e com materiais e caraterísticas diferentes mas o princípio de funcionamento de todas é o mesmo. Com base no conhecimento do seu princípio de funcionamento você também poderá inventar o seu próprio jeito de construir uma.

bomba caneiroO uso da bomba carneiro está estreitamente ligado ao modo de funcionamento e esquema de instalação para que ela funcione corretamente. Observe a desenho abaixo para ter uma idéia de como ela pode ser usada para bombear água.

Esquema

É bom saber de antemão que parte da água que passa pela bomba carneiro não é bombeada para o reservatório mais elevado, variando essa quantidade conforme o modelo. Parte da água após fazer o seu papel de empurrar o aríete, é descartada pela válvula de impulsão e volta ao seu curso natural no riacho.

Como construir e instalar
bomba caneiroPara quem deseja construir sua própria bomba carneiro, como a foto ao lado, publicamos aqui um trabalho já tornado público, muito bem documentado e de fácil compreensão realizado pelo Professor Geraldo Lúcio Tiago Filho do CERPCH – Centro Nacional de Referência em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergeticos da UNIFEI de Itajubá/MG.

O modelo de bomba carneiro apresentado no projeto carneiro.zip (569 Kb no formato PDF) (foto ao lado) funciona corretamente e suas principais vantagens são a sua fácil construção por usar peças encontradas em lojas que vendem produtos hidráulicos.

Demonstra os cálculos de dimensionamento da bomba em função da altura do reservatório e comprimento do tubo de alimentação dágua, bem como da altura do reservatório de destino e comprimento do cano de recalque. Faça bom proveito!

Algumas considerações importantes:

  • Ler com bastante atenção o manual e procurar compreender todos os detalhes de funcionamento e de montagem da bomba carneiro.
  • Conferir as peças que compraram com as indicadas no manual. Pode-se fazer uma bomba carneiro de mil formas diferentes, mas…. nesse caso, a do manual, só funciona da maneira descrita.

Dúvidas mais frequentes
Cooperação do amigo Jorge Timmermann que construiu uma e dá algumas dicas

  1. Conversão de uma válvula de “retenção de poço” para uma “válvula de impulsão”
    A válvula de retenção de poço, na sua origem, cumpre a função de evitar que a água saia do cano, quando a bomba deixa de impelir água, e entre ar no sistema fazendo que a bomba hidráulica falhe por trabalhar com ar (figura 1). O crivo é a peça inferior, que aparece cheia de buracos, e é um filtro para que não entrem galhos e folhas na bomba

    figura1

    O trabalho com o parafuso, porcas e mola é inverter o seu funcionamento para que o fluxo de água seja permanente até ser interrompido pela pressão/atrito que exerce a própria vazão, sobre a mola, no aumento de fluxo de água. Quer dizer:
    - Cada vez que acontecer o fecho da válvula (sendo vencida a resistência mecânica da mola pelo atrito do fluxo de água vazando pela válvula) haverá um efeito de “golpe de ariete” (aumento brusco da pressão interna do sistema, por acumulação/compressão das moléculas de água) que fará que parte da água (aprox. 1/5) saia pela outra válvula de retenção vertical que é descrita no projeto.
    - Logo, estabilizado o sistema e sem fluxo hidráulico, a mola exercerá a sua função abrindo o passo da água e recomeça o ciclo anterior (figura 2).
    - Então, o parafuso estará fixado/rosqueado ao crivo por sua parte inferior/posterior (não a válvula ou a peça de oclusão). O parafuso regula a pressão da mola com o seu ajuste, a mola se encontra entre a porca do extremo do parafuso e a válvula.

    figura2

    Álbum de fotos com os detalhes da explicação acima:

  2. Sobre as porcas e os parafusos da bomba
    Os parafusos costumam se denominar pelo seu comprimento e diâmetro. Isto pode ser expressado em polegadas ou em milímetros.
    Um parafuso de 5/16 quer dizer que será de um diâmetro de 5/16 avos de polegada o que é aproximadamente 8 mm.
    Para fixar o parafuso no crivo é necessário um macho para fazer rosca, do mesmo passo e diâmetro que o parafuso, é o furo deverá ser feito com uma broca menor que o diâmetro do parafuso para poder fazer a rosca no bronze, este será de 7,25 – 7,50 mm. Primeiro prove o menor diâmetro, se fica muito duro e difícil de rosquear aumente um pouco….. Cuidado!!!!!! Que não espane a rosca!!!!.
    O parafuso pode ser mexido de fora da válvula, ajustando ou afrouxando ele, para variar a resistência da mola…. e assim regular o carneiro na melhor performance.

Onde encontrar equipamentos prontos e mais informações

56 comentários sobre “Bomba carneiro

  1. gostaria de receber informações de como fasso para instalar uma bomba carneiro num projeto mandala, obrigado!!!

  2. Olá amigo. Vi e gostei do modelo “caseiro” da bomba carneiro. Tenho somente algumas dúvidas. 1. Em algumas publicações li que o ar dentro do êmbolo tende a se esgotar, o que imobilizaria a ação do carneiro. Caso isso ocorra pode-se colocar uma válvula no êmbolo? 2. A quantidade Q de abastecimento é o total de água disponível para queda ou somente a quantidade em l/min que passa pelo diâmetro do tubo de entrada que dimensionarei (1″, 2″ ou 3″)? Pergunto isso porque somente depois desse dimensionamento poderei escolher o diâmetro das demais peças. 3. A altura de queda que possuo é baixa (0,5 m), bem como a altura de elevação que necessito (1,5 m). Mesmo com o mínimo de abastecimento ele funciona nessas condições?

  3. Outra coisa. 4. Qual seria a conexão para substituição do embolo de garrafa por um êmbolo de 3″ ou 4″ de tuvo pvc branco? Obrigado.

  4. Tenho problema na subida de agua para a caixa da minha casa, so sobe à noite e nao da para o consumo o dia todo.
    Gostaria de saber se posso usar agua que vem da rua e se a subida da agua so acontece no momento que eu estiver acionando a valvula, ou depois de “disparado” fica continuo.
    Obrigado!

  5. gostaria de saber mais sobre a bomba carneiro e outras bombas de agua? distancia que uma delas tem força pra enviar agua e tambem altura que consegue enviar a agua, pois estou querendo enviar agua de um açude para um morro de 800 metros de altura como fazer nao tenho energia eletrica no sitio, alguem pode me dar uma sugestao ou orientar onde encontrar grato

  6. gostaria de saber se ela tem pressao o suficiente para ser usada em piscina

Os comentários estão encerrados.