Bomba carneiro

Importante: Nós não vendemos esse equipamento e nem de outros fabricantes. Este artigo é apenas para orientar quem quer construir sua própria bomba carneiro.

A bomba carneiro, também conhecida por bomba aríete e carneiro hidráulico, é uma bomba dágua simples de ser construída e com a grande vantagem de não requerer nenhuma fonte de energia externa para funcionar. Ela funciona com a própria pressão da coluna dágua que ela usa para bombear a água para um ponto mais alto do terreno.

bomba caneiroJá existem diversas experiências sobre este assunto e que geraram diversas maneiras diferentes de construí-la e com materiais e caraterísticas diferentes mas o princípio de funcionamento de todas é o mesmo. Com base no conhecimento do seu princípio de funcionamento você também poderá inventar o seu próprio jeito de construir uma.

bomba caneiroO uso da bomba carneiro está estreitamente ligado ao modo de funcionamento e esquema de instalação para que ela funcione corretamente. Observe a desenho abaixo para ter uma idéia de como ela pode ser usada para bombear água.

Esquema

É bom saber de antemão que parte da água que passa pela bomba carneiro não é bombeada para o reservatório mais elevado, variando essa quantidade conforme o modelo. Parte da água após fazer o seu papel de empurrar o aríete, é descartada pela válvula de impulsão e volta ao seu curso natural no riacho.

Como construir e instalar
bomba caneiroPara quem deseja construir sua própria bomba carneiro, como a foto ao lado, publicamos aqui um trabalho já tornado público, muito bem documentado e de fácil compreensão realizado pelo Professor Geraldo Lúcio Tiago Filho do CERPCH – Centro Nacional de Referência em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergeticos da UNIFEI de Itajubá/MG.

O modelo de bomba carneiro apresentado no projeto carneiro.zip (569 Kb no formato PDF) (foto ao lado) funciona corretamente e suas principais vantagens são a sua fácil construção por usar peças encontradas em lojas que vendem produtos hidráulicos.

Demonstra os cálculos de dimensionamento da bomba em função da altura do reservatório e comprimento do tubo de alimentação dágua, bem como da altura do reservatório de destino e comprimento do cano de recalque. Faça bom proveito!

Algumas considerações importantes:

  • Ler com bastante atenção o manual e procurar compreender todos os detalhes de funcionamento e de montagem da bomba carneiro.
  • Conferir as peças que compraram com as indicadas no manual. Pode-se fazer uma bomba carneiro de mil formas diferentes, mas…. nesse caso, a do manual, só funciona da maneira descrita.

Dúvidas mais frequentes
Cooperação do amigo Jorge Timmermann que construiu uma e dá algumas dicas

  1. Conversão de uma válvula de “retenção de poço” para uma “válvula de impulsão”
    A válvula de retenção de poço, na sua origem, cumpre a função de evitar que a água saia do cano, quando a bomba deixa de impelir água, e entre ar no sistema fazendo que a bomba hidráulica falhe por trabalhar com ar (figura 1). O crivo é a peça inferior, que aparece cheia de buracos, e é um filtro para que não entrem galhos e folhas na bomba

    figura1

    O trabalho com o parafuso, porcas e mola é inverter o seu funcionamento para que o fluxo de água seja permanente até ser interrompido pela pressão/atrito que exerce a própria vazão, sobre a mola, no aumento de fluxo de água. Quer dizer:
    – Cada vez que acontecer o fecho da válvula (sendo vencida a resistência mecânica da mola pelo atrito do fluxo de água vazando pela válvula) haverá um efeito de “golpe de ariete” (aumento brusco da pressão interna do sistema, por acumulação/compressão das moléculas de água) que fará que parte da água (aprox. 1/5) saia pela outra válvula de retenção vertical que é descrita no projeto.
    – Logo, estabilizado o sistema e sem fluxo hidráulico, a mola exercerá a sua função abrindo o passo da água e recomeça o ciclo anterior (figura 2).
    – Então, o parafuso estará fixado/rosqueado ao crivo por sua parte inferior/posterior (não a válvula ou a peça de oclusão). O parafuso regula a pressão da mola com o seu ajuste, a mola se encontra entre a porca do extremo do parafuso e a válvula.

    figura2

    Álbum de fotos com os detalhes da explicação acima:

  2. Sobre as porcas e os parafusos da bomba
    Os parafusos costumam se denominar pelo seu comprimento e diâmetro. Isto pode ser expressado em polegadas ou em milímetros.
    Um parafuso de 5/16 quer dizer que será de um diâmetro de 5/16 avos de polegada o que é aproximadamente 8 mm.
    Para fixar o parafuso no crivo é necessário um macho para fazer rosca, do mesmo passo e diâmetro que o parafuso, é o furo deverá ser feito com uma broca menor que o diâmetro do parafuso para poder fazer a rosca no bronze, este será de 7,25 – 7,50 mm. Primeiro prove o menor diâmetro, se fica muito duro e difícil de rosquear aumente um pouco….. Cuidado!!!!!! Que não espane a rosca!!!!.
    O parafuso pode ser mexido de fora da válvula, ajustando ou afrouxando ele, para variar a resistência da mola…. e assim regular o carneiro na melhor performance.

Onde encontrar equipamentos prontos e mais informações

56 respostas para “Bomba carneiro”

  1. bom dia gostei das informações pode me envia-las por e-mails?
    muito obrigado

    Att:
    luciano

  2. Sres por gentileza me enviem um esquema mais detalhado e mais claro por fevor dessa bomba carneiro.
    Fico mesmo muito grato,
    janio

  3. OK VALEU, VOU CONSTRUIR ESSA BOMBAS PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA QUE TENHA UM CURSO DE ÁGUA PARA ACIONAR A BOMBA. QUANTO TIVER OUTRA NOVIDADE QUE VENHA AJUDAR A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA FAVOR NOS ENVIAR UM EMAIL ATTE PIERROTTI

  4. Olá,
    Gostaria de aprender a calcular a distancia possível, que o Carneiro Hidráulico possa mandar água.
    Tenho uma vazão de água superior a 2000 l/hr;
    Queda disponível 2 metros;
    Altura do recalque 10 metros;
    Distancia de 800 metros.
    Estou precisando orientação nas espessuras do cano de entrada e comprimento, bem como espessuras da mangueira de saída e espessuras das válvulas.
    Grato pela atenção.

  5. por favor me enviem por email como construir o ¨carneiro hidraulico¨ pois trabalho com agricultores de baixa renda muitas vezes não tem condições de comprarem e com este e de baixo custo se possivel gostaria de receber isso para construir para os agricultors.

  6. Parabéns pela divulgação.Interessei-me pois meu
    sogro tem um sítio no sul de Minas Gerais. A água da
    nascente já desce por gravidade sem necessitar equipamento algum.Minha dúvida é a seguinte: a bomba tipo carneiro é capaz de aumentar a pressão da água. Pois instalamos um duchão próximo fora da casa sede mais a força da água, que como já disse desse naturalmente,faz o banho virar uma “duchinha”
    grato pela atenção

  7. Gostaria de receber por e-mail,como montar o caneiro hidraúlico,ultilizando um vaso de dois litros pet.
    Agradeço sua atenção e,certo de sua compreensão,fico no aguardo de seu retorno.

    José Azevedo Rodrigues

  8. Gostaria de saber como fazer carneiro hidraulico e uma bomba manual. Obrigado.

  9. Olá Paulo, pois é, será que é mesmo assim? Eu não coloco os “meus” direitos autorais no site e nem nos artigos que escrevo. Será que algo que escrevemos realmente são nossos? As idéias nasceram em nós? Mas como sei que tem pessoas que pensam diferente de mim, sem estarem certas ou erradas, procuro citar as fontes “alheias” conhecidas.
    Nesse caso que você aponta, pensei que tinha sido bem claro no corpo do artigo, que o projeto disponibilizado em PDF nesse site foi feito pelo Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho, inclusive com o endereço do site do CERPCH. Mas como parece que ainda ficaram dúvidas, acrescentei ao título de uma das fotos e do desenho, a expressão “fonte: CERPCH”. Mas não entendi o que falas sobre atigo base do meu post. Sinceramente, não acho que isso tudo auxilie no objetivo principal que é divulgar tecnologias livres e replicáveis.

  10. Itamar, divulgar o funcionamento do carneiro hidraulico é de grande valia, porém, dar crédito ás fotos também é muito importante. Só para constar, as fotos são do CERPCH Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas, e o artigo base de seu post é de autoria dos Prof Thiago e Augusto da Universidade Federal de Itajubá.

  11. Lá no interior de Minas, há décadas, esse equipamento é utilizado para transportar água dos córregos para casa. Passei um mês em um sítio que era abastecido à base da ‘carneira’. Deveria ser mais divulgado.

  12. Olá, parabéns pelo projeto, gostaria de coloca-lo em uma situação de coleta de água da chuva das calhas, é possivel? primeiro vou armazenar essa água em uma cisterna, a altura que tenho que levar essa água é em torno de 4 metros, minha duvida é o que vai acontecer quando a bomba colocar toda a água para a caixa de cima, ela para? posso colacar o ladrão da caixa superior para a cx inferior? na verdade gostaria de umas dicas para adaptar o projeto
    Saudações,
    Valter

  13. Sr. Itamar, comprei o material necessário para fazer a bomba carneiro (projeto 1″ de entrada), para esse projeto temos o Te de pvc de 3/4, até ai tudo bem, mas na hora de colocar a garrafa pet, a tampa, nem a garrafa, não entram no Te de PVC 3/4, como solucionar o problema

  14. Boa tarde,
    Trata-se de uma boa idéia.Gostaria de saber se posso adaptar tal equipamento para colher água da chuva dos telhados em uma caixa dágua e depois bombeá-la para outra caixa acima para ser usada em serviços gerais domésticos?
    Saudações
    Denis

  15. Adotei a construção do carneiro hidraulico em minha aulas de educação rural , o nivel de satisfação dos meu alunos ( Homens do campo) é muito alto e a tecnologia é de facil acesso recomendo pois o carneiro hidraulico fabricado apartir de garrafa pet é espetacular!!!

    Caso alguem queira poderemos trocar invenções e soluções.
    pwelson@hotmail.com

  16. ola Sr. Itamar essa bomba é a completa solução do meu problema, mas tenho um dificuldade em relação ao riacho: eu terei que represa-lo? terei que disvialo? não entendi a situação da localização da bonba em relação ao riacho, meu riacho tem uma profundidade de 0,3m por 1m de largura e ele corre dentro de uma vala de aproximadamente 2,5m de profundidade; posso represalo em uma barragem de aproximadamente 0,8m de altura e posso fazer uma caixa em alvenaria com 0,8m para baixo a partir do pé da represa isso me dará a queda nessessária para alcançar um “requalque” de 6 a 8m de altura a uma distância de 100m
    gostaria de poder mandar imagens para vc analisar estou montando um micro sitema de irrigação para hortaliças em minha pequena propriedade

  17. Fizemos vários Testes com o nosso amplificador de “AR”, e funcionou perfeitamente, gostaríamos de encontrar uma empressa interessada em desenvolver um protótipo em escala maior que por finalidade de GERAR ENERGIA ELETRICA A CUSTO “ZERO”

    Roberto Ferreira Mojoni-Bauru-SP
    E-mail mojoni1@itelefonica.com.br
    Tel(14)3227-0156 0u 9703-9443

  18. Gostaria de receber um Email da construção da bomba carneiro passo a passo se possivel com fotos de seu funcionanto, gostaria de saber se ela pode retirar água de um poço com profundidade de 5,5m de profundida.
    Agradeço antecipadamente.
    Neto

  19. bom dia, gostaria de receber mais infomações sobre a bomba carneiro, masi fotos dela instalada para me subsidiar ainda mais.

    grato,

    wagner

  20. Gostaria de saber onde posso comprar uma bomba de água manual para um poço que eu tenho num terreno. Tem de ser manual porque ão tenho luz eléctrica neste terreno.
    Agradeço qualquer informação.

  21. Olá Guilherme, penso que o carneiro hidráulico não seja a solução mais adequada para o seu caso. Devido ao “desperdício” de água e pela necessidade da bomba ficar bem mais baixa que a cisterna, para ter uma coluna dágua apropriada.

    Nós aqui temos uma situação semelhante e estamos projetando uma turbina eólica Savonius de eixo vertical que ficará instalada encima da cisterna tocando uma bomba dágua instalada dentro da cisterna, para bombear a água para uma caixa dágua em posição mais alta e que serviria a água ao sítio por gravidade. Se a agua não for usada e a caixa encher, um “ladrão” fará a água retornar a cisterna, circulando e oxigenando a água.

  22. Oi Itamar, muito interessante essa idéia ein… Queria saber se seria possível usar esse sistema para a captação de água da chuva, a minha idéia é o seguinte. Os telhados com as calhas captariam a água para uma cisterna de mais ou menos 100mil litros de água. Como essa cisterna ficaria abaixo do nível da casa, gostaria de saber se há alguma maneira deu repassar a água vindo da cisterna para a casa sem gastar energia… Há essa possibilidade?
    Obrigado

  23. Oi,sou estudante d Eng Ambiental da Unit(Universidade Tiradentes) de Aracaju-SE,a pouco criei uma bomba carneiro e gostaria d saber s seria possivel reduzir o vol d agua q é perdido na valvula d impulsao ou ate extinguir essa perda qd ela esta bombeando!
    Serei grato por uma resp…Obrigado!

  24. estou interessado em montar um carneiro hidraulico..peço um retorno..obrigado

  25. Morro num sítio que há mais de 30 anos foi abastecido pela Bomba carneiro manuseada sempre por meu pai e, agora de pouco tempo, depois que meu pai faleceu, não estamos conseguindo colocá-la para funcionar… apelei pelas pesquisas mas sem esperança de encontrar instruções e pessoas interessadas no assunto… fiquei surpresa com este seu material … que encontrei… pra mim vai ser de grande valor… espero que com ele eu consiga novamente colocar o meu “carneiro” em funcionamento. Parabéns pelo estudo, agradecimentos pelas instruções… O carneiro é uma bomba excelente, não gasta energia elétrica nem combustível além de outros tantos que além de serem caros … poluem o ambiente.
    Valeu. Obrigada.

  26. ficaram interessantes as imagens.seria eu gostaria de saber qual o modelo de uma que se é usada usina hidreletrica de grande porte!
    AGRADEÇO DESDE JÁ.
    OBRIGADA!

  27. Olá Yuster, os materiais necessários, com exceção da garrafa pet, podem ser comprados em lojas de material de construção e especializadas em hidráulicas. A lista de materiais tem no projeto. Bom divertimento e aprendizado.

  28. Eu vou tenta fazer esta bomba carneiro, e gostaria de saber onde comprar

  29. Gostaria de divulgar minha invenção trata-se de um amplificador do”AR” que obviamente o mecanismo capta uma pequena quantidade de “AR”durante o trajeto vai coletando mais “AR” sendo que no final estará 1200 vezes o volume inicial, ótimo para girar uma turbina.

    Roberto F Mojoni (14) 9703-9443

  30. Evandro, para realizar qualquer trabalho de transporte é necessário um tanto de energia.
    A bomba carneiro usa a própria energia potencial de uma coluna dágua, normalmente desvida de um riacho.
    No caso de um açude com água parada você vai precisar de uma bomba elétrica ou manual para transportar a água para um lugar mais alto.
    Para escolher o método mais adequado, precisamos saber mais dados: tem enrgia elétrica? qual a distância e altura do reservatório em relação açude. Tem um reservatório próximo ao local onde a água vai ser usada?

  31. gostaria que me envice alternativas para bombiar agua de um açud,para um povoado de 80 casas. sao pessoas pobres que sofrem por falta do bem mais precioso da vida agua.

  32. Bom dia,

    os downloads pela página estão baixando apenas parte do arquivo (171Kb), e quando abertos ocorre erro.

    Atenciosamente,
    Eduardo

  33. Ola
    Estava lendo o artigo sobre a bomba carneiro e achei muito interessante a documentação de como contruir a bomba artesanalmente. Contudo não entendi direito como irá funcionar a valvula de impulso (Aquela que é feita com valvula de poço, parafuso, porca, arruela e mola). Se possivel gostaria que me esclaresse como será montada esta valvula, pois do jeito que entendi, não será possivel acionar a valvula externamente com a mão, pois o parafuso estará preso na valvula de poço.

  34. olá,gostaria de construir uma bomba dessas,se pudesse me mandar as instruçao passo a passo .pois meu terreno fica muito longe e nao tem energia eletrica.e pra mim ajudaria bastante porque tenho varios piquetes e eles tenho cochos de agua onde tenho q abastecer a balde todos os dias.gratos pela atençao.

  35. Como as pessoas normalmente tem dificuldades para baixar os arquivos, coloquei também versões dos arquivos zipados (.zip) para facilitar. Basta clicar sobre o nome do arquivo que o processo de cópia inicia. Bom proveito!

  36. eu possuo uma bomba carneiro n.4 ela e demais joga 1000l
    de agua em 4 horas de trabalho e ideal onde nao ha energia eletrica

  37. Copiei a mensagem do Elizeu para minha dúvida tambem:

    Ola, eu li o manual ate o fim e estou com uma duvida em como usar o parafuso, onde eu devo prendelo? o que é crivo da valvula de retencao? (nao seria a valvula de poco, que esta se referindo?)

    se alguem pude mandar uma figura mais clara sobre a maneira de montar esta parte da bomba!!

  38. Ola, eu li o manual ate o fim e estou com uma duvida em como usar o parafuso, onde eu devo prendelo? o que é crivo da valvula de retencao? (nao seria a valvula de poco, que esta se referindo?)

    se alguem pude mandar uma figura mais clara sobre a maneira de montar esta parte da bomba!!

  39. Daniel,
    a válvula de retensão externa, num funcionamento normal, terá que ser acionada diversas vezes, 30 a 90 vezez por min. conforme o sistema para bombear a água. A cada tranco que a coluna dágua da fonte dá na bomba, sobe um tanto de água na coluna de armazenamento. Portanto não dá pra ver ela funcionar sem estar numa instalação real. Depois é só regular a válvula para ela começar a funcionar.

  40. Júlio,
    no final do artigo tem o link para você copiar (baixar, fazer o download) o documento que ensina a calcular, construir e instalar uma bomba desse tipo. Melhorei o artigo, coloquei mais uma imagem e mais informações.
    A bomba carneiro pode ser usada para recalcar água de um lugar mais baixo (riacho) para um reservatório mais alto, que no seu caso, precisa ser mais alto que a área a ser irrigada. A partir daí a água é fornecida para o sistema de irrigação por gravidade. O segredo é usar a energia da natureza. Trabalhar a favor da natureza dá menos trabalho e muito menos custo.

  41. Gostaria que me manda-se as maneiras e as receitas de se fazer uma bomba de agua carneiro, e saber se é possivel usar essa bomba para irrigação e qual seria a pressão. Um abraço.

  42. Colegas, em especial o Kallil, pois estamos no mesmo estado (Amazonas)
    estou tentando montar um carneiro já fazem 2 anos.

    Montei um protótipo mas o bichim não funciona de jeito nenhum… Quando eu bombeio a válvula de retenção externa ele dá apenas um golpe na outra extremidade, mas não sai mais água.

    Obrigado por qualquer ajuda de alguém daqui.

  43. MEU NOME É KALLIL GIBRANN MORO NO AMAZONAS.Por gentileza, solicito que me enviem como construir a bomba dágua Carneiro, pois tentei abrir mas nào conseguí MANDE EMAGEM DE PARTE POR PARTE FICAREI MUITO GRATO UM ABRAÇO ..

  44. por favor me enviem por email como construir o ¨carneiro hidraulico¨ a muito tempo procuro por algo parecido mas não tenho como baixar a ¨receita¨desde já agradeço aos amigos atémais

  45. Caro Itamar, saudações!
    As informações disponibilizadas auxiliam, e seguem os princípios éticos da permacultura: respeito à vida, ao solo e o compartilhar os excedentes…
    valeu
    até breve
    Pedro

Os comentários estão desativados.