circulo-bananeiras1

11 respostas para “circulo-bananeiras1”

  1. Olá Itamar! Já tenho meu Circulo das Bananeiras, construido tal como vc. orienta. É meu cartão de visitas. Está bonito e cheio de “vidas”. Quero aproveitar para cultivar algumas frutíferas, além das bananeiras. Posso plantar uma jaboticabeira em volta? O terreno do sítio é pessimo, cheio de pedras,e temos dificuldade com a a´gua que não é muita. Dará certo? Desde já, agradeço por tudo. Amynthas

  2. Olá, gostaria de saber pra quantos moradores seria esse círculo de bananeiras.
    Grata,
    Stelliany Messinis

  3. sou estudante de eng. de aquicultura e muito interessado neste assunto. faço algumas experiências com caixas da agua e plantas aquaticas para tratamento de efluentes, uso as caixas de agua por medo de que o sistema vaze para o lençol freatico que é bem proximo da superficie do solo aqui em casa. neste caso seria possível implantar um circulo de bananeiras sem maiores problemas?
    gostei muito do site. obrigado.

  4. Moro em santa maria – RS, tenho 26 anos, gosto muito de estar em contato com a natureza, e o meu sonho era construir minha casa propria com minhas proprias mãos, depois de navegar anos pela internet adquiri muita teoria em construções sustentaveis que agora estou colocando em pratica , estou construindo uma casa utilizando pneus , e respeitando o ciclo das aguas utilizando o sistema de tratamento de esgoto por evapotranspiração.

    Aguadeço pelas dicas

  5. Parabens pelo artigo, descobri somente hoje, estou iniciando pesquisa sobre este assunto pois futuramente estarei construindo em um condominio e ja me preocupava esta questão, continuarei minha pesquisa, mas percebi que varios problemas podem ser resolvidos adotando este sistema, se entendi bem até mesmo o entulho de limpeza do jardim, como galhos podados, grama cortada etc, poderão ser reaproveitados no circulo, diminuindo despesas com deslocamento para outros locais,a geração de adubo organico,a preservação do solo etc, além de que preservará por mais tempo a fossa septica pois evita-se o acumulo de águas naquele sistema.Tambem acredito que respeitando os limites de seu entorno poderão ser plantadas mudas de frutiferas que apreciem mais umidade, como a jabuticabeira, etc.Muito bom, muito bom!
    At, Celso 2.8.2010

  6. Pessoal, no site tem mais alguns artigos que falam sobre algumas técnicas da permacultura ligadas a esse assunto, tratamento de águas servidas.
    Na permacultura não é usada a fossa séptica. O sistema para tratamento de água preta (sanitários) é o sistema de Bacia de Evapotranspiração.

    Sistematização da água em forma de mapa mental. Uma visão geral.
    http://www.setelombas.com.br/2006/03/22/sistematizacao-da-agua/

    Sistema de tratamento da água cinza (águas usadas em pias, tanques, máquinas de lavar-roupa e chuveiros)
    Círculo de bananeiras
    http://www.setelombas.com.br/2006/10/14/circulo-de-bananeiras/

    Sistema que não gera água preta
    Sanitário Compostável
    http://www.setelombas.com.br/2006/04/20/sanitario-compostavel/

    Sistema de tratamento da água preta (águas usadas em sanitários para descarga)
    Bacia de Evapotranspiração
    Não tenho ainda uma rtigo nesse site sobre a esse assunto mas providenciar para logo. Mas aponto outros links abaixo.
    Neste sistema, a água só sai do terreno por evaporação ou transpiração das plantas. Não há efluentes.
    http://www.permear.org.br/pastas/documentos/permacultor4/Bacia-evapo.pdf
    http://www.scribd.com/doc/15919161/Bacia-de-Evapotranspiracao

  7. Preciso fazer um sistema desse para águas cinza, de pia de cozinha, máquina de lavar roupa, chuveiro, já estão separados das águas negras, mas fica com mau cheiro ainda, como evitar?

    Agradeço desde já.

O que pensou? Comente