Colheres de bambu

Um de nossos temas de pesquisa e experimento tem sido o bambu.
No final de 2006, pesquisando na internet, acabei encontrando o site bambuzau, do professor Álvaro Abreu. Uma maravilha, belo, simples…
Trocamos algumas mensagens por email e a mensagem principal que me ficou foi: mãos a obra.
colher de bambu

Há muito o que se pesquisar sobre esta incrível planta, bambu, mas pode mesmo começar no uso cotidiano, simples e direto: cercas, bancos, brinquedos, adornos, utensílios, móveis e construções. Pesquisas e estudos baseados em experiências próprias são mais eficientes e conduzem mais rapidamente à excelência. Poucos prazeres se comparam ao prazer de ficar diante de uma obra bem acabada e feita com as próprias mãos; sinto o relato deste prazer no site do Professor Álvaro – confira.
Pra começar não se precisa de muita coisa. Um facão, um canivete de boa lâmina, um arco de serra e algumas lixas de numeração variada, mais grossas e mais finas, para um bom acabamento. Vidro de janela quebrado ajuda na etapa de acabamento, antes das lixas.

Agora chega de conversa. Estou louco de vontade de voltar pra oficina e começar mais uma peça nova. As ferramentas e uns pedaços de bambu me esperam!

22 respostas para “Colheres de bambu”

  1. Olá, moro no Rio de Janeiro e encontrei colher de bambu para vender numa loja que se chama Multicoisas,comprei em Copacabana,mas essa loja existe em outros bairros também.

  2. Eu comprei uma colher de bambu na feira de artesanato, que acontece aos domingos e feriado em Poços de Caldas. Ela é ótima. Se eu soubesse teria comprado mais, mas estava com pressa, acabei vindo embora e agora não acho em outro lugar. Assim como a Sonia do RJ… eu quero mais! KKKKKKKKKKK

  3. Pedi ajuda onde encontrar colheres de bambu na cidade do Rj, pois a q tenho comprei em Poços de Calda

  4. caro amigo, a aproximadamente 15 anos conheci um bar em morretes que tudo o que havia era feito de bambu, porém, a minha paixão vem a mais de 30 anos pois na minha infancia e adolescencia nós usavamos uma espécie de taquara cujo nome eu não sei, mais tarde me disseram que tratava-se da variedade criciuma, por ter o seu colmo maciço, dava mais resistencia nas artes que faz/ianos gostaria de saber se possui esta variedade por ai, tambem sou catarina de dionizio cerqueira, porém me criei em cascavel no paraná, hoje estou iniciando um curso sobre arquitetura com bambu, e incentivo os produtores rurais a plantarem qualquer espécie de bambu em suas propriedades, parabéns pelos trabalhos.

  5. ola´ carrinha gostei dos produtos, vc ta´ de parabens… que DEUS ti ilumine. forte abraço… kleber…

  6. Olá!!!!!
    Moro no Rio Grande do Norte, e gostaria muito de adquirir a colher de bambu. Vocês fazem entregas????
    Obrigada,
    Andressa

  7. Olá,
    Tenho uma empresa de Buffet, e estou procurando palitos de formas variadas de bambu para enfeitar as comidas mas não estou encontrando, gostaria por gentileza que se alguém conhecer ou souber de algum lugar aonde possa encontrar me passe.
    Muito obrigado a todos.

  8. Olá!
    A ideia é fantástica mas parece que não atrai investimentos… Faz tempo que estou procurando colheres de bambu para cozinha, que tenham cabo longo e quinas arredondadas. Mas não consigo achar nenhum utensílio de bambu para comprar, nem no comércio nem na internet. Tentei contactar a Bambushow mas o email voltou. Tentei também o grupo Brotos e Gomos, de artesanato em bambu, e o mesmo ocorreu. Alguém poderia me dar alguma informação atualizada?
    Agradeço a gentileza e a atenção dispensada.

  9. Olá

    tenho interesse em comercializar utensílios de bambu,vcs saberiam me informar onde encontrar bons produtos?
    Desde já obrigada

  10. Gostaria de saber onde encontro no Rj colheres de bambu que aliás são ótimas na cozinha para ser usada no lugar da colher de madeira, tenho algumas que comprei quando fui a Poços de Caldas feitas artezanalmente por um senhor que vende na feirinha, agradeço se puderem me ajudar.

  11. olá amigo, realmente é muito bom criar e fazer algo com as próprias mãos, sempre fui fascinado pelo bambu mas nunca tinha feito nada, além de algumas pipas quando garoto, agora meu filho também despertou interesse pela planta, juntos estamos fazendo algumas coisas como colheres mas as nossas com o tempo acabam c deformando ou seja fechando as pás, pode me ajudar com alguma dica, desde já agradeço Telmo…
    ps.. seus produtos são lindos PARABENS.

  12. Olá…
    Acabei encontrando vocês na minha procura em quem pudesse me fornecer caixinhas feitas de bambu…
    Vocês conhecem aquelas caixas que parecem ser feitas de bambu laminado? Gostaria de uma aparencia assim.
    Alguem se dispoe a me indicar onde encontrar?
    Obrigada

  13. Caro amigos…foi observando e pesquisando a excelencia e nobreza dessa maravilhosa plante que montei uma fabrica onde estou produzindo diversos utensilios de cozinha( colher, pegadores, espatulas, etc..) tudo em bambu e com excelente acabamento…vendo para todo o Brasil…contatos palitos bambushow@hotmail.com

  14. amo de mais esta arvore,e de tudo que vem do maravilhoso bambu, aqui em casa tenho a colher de bambu, mais infelismente na minha cidade não tem pra vender. e gostaria muito de adquiri-las, vocÊ PODE me passar alguns site para contato, abçs e muita paz.

  15. MORO EM VOLTA REDONDA-RJ.dEPOIS QUE ME APOSENTEI COMECEI A TRABALHAR COM ARTESANATO DE BAMBU E AMO O QUE FAÇO. ME ESPECIALIZEI EM UTENSILIOS DE COZINHA E RECEBO MUITOS ELOGIOS.gOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE O PLANTIO E CULTIVO DO BAMBU MAÇIÇO.
    OBRIGADO.
    MILTON

  16. Olá gostaria de saber qual o tipo de bambu vcs usam pra fazer colher e qual é o tratamento feito pra evitar carunchos?
    At: Gilcineire

  17. Olá.
    Para quem mora em São Paulo. Este utensilios feitos de bambu são encontrados na Feira da Praça da Liberdade que acontece todo domingo.
    E parabens pelo belo trabalho.

    Abraços
    Fernando

  18. Olá, Renata,
    infelizmente não tenho nenhuma referência de quem comercialize tais objetos de cozinha. Se eu achar alguma te aviso. Minha esposa comprou uma colherinha de bambu num restaurante japonês em SP.
    Que bom que minhas peças te encantaram. Chegaste a olhar o site do Álvaro de Abreu? Foi ali que me inspirei.
    Grato por sua visita e comentário.
    João
    um verso no Universo

  19. Fiquei simplesmente encantada com as coisas que podem ser feitas com o bambu, preservamos o meio ambiente e ainda temos peças maravilhosas.
    Sou estudante de nutrição e depois disso decobri que na colher de madeira se acumulam muitas bactérias, que o aconselhavel é a colher de bambu só que aqui no Rio não encontramos ainda nenhum lugar que venda. Vocês poderiam me indicar, porque além de estuadante ainda me arrisco na área da cozinha.
    Agradeceria.
    Renata.

    1. fazemos artesanato de bambus cesto de roupa cestinhas de cafe da manha bau,fazemos reformas de cadeiras de vime de piscinas fazemos de tudo um poko ficam lindos os nossos trabalhos e fazemos conjuntos de cadeiras de bambu lindos quem se interessar pode entrar em contato no meu email (keilabarcela@hotmail.com) obrigado

O que pensou? Comente