Criação de abelhas sem ferrão

Meliponário do SeteLombas

Esta semana estava conversando com o amigo Gardel sobre uma das espécies de abelhas nativas sem ferrão que mantemos no SeteLombas, a Jataí, que ele começou a estudar e cuidar. No dia seguinte o mano João Marino me enviou um material sobre o assunto para eu disponibilizar aqui.

Trata-se de um guia de criação de abelhas sem ferrão publicado pela equipe do projeto ProVárzea/Ibama do Ministério do Meio Ambiente publicou em 2005.

Arquivo PDF para download: criacao-de-abelhas-sem-ferrao.pdf

16 respostas para “Criação de abelhas sem ferrão”

  1. Boa noite!!! Estarei nos próximos dias em Criciuma e gostaria de conhecer o Apeário e se tiver oportunidade comprar pelo menos um enxame. Gostaria de saber a localização.
    Att.
    Osvaldo
    Chui – RS

  2. Boa darte Vicente, sou criador de abelhas sem ferrão, no Municipio de Santa Cruz do Sul, RS, gostaria de saber quais as especies que voçe teria para vender e seus valores, aguardo um retorno e agradeço pela atenção.

    1. Bom dia Flávio. Tudo bem? Eu sou de Santa Rosa, RS, e estou começando a criar Jataís na propriedade do meu pai. Sempre tivemos duas ou três caixas, e agora estou incrementando. Tenho interesse em outras espécies também, como mandaçaia e tubuna, mas destas ainda não tenho colmeias. Você teria colmeias destas espécies para vender, ou saberia de alguém que tem?

  3. Seguinte, se você quer criar abelhassem ferrão é muito facil, e só captura-las na natureza, como eu faço já tenho varias caixas da jatai, você arruma uma caixa bem fechadinha, e coloca uns quadro de cera alvealada, que logo logo as abelhas já estão morando lá. mais tem que ficar longe das abelhas com ferrão, pois estas pequeninas abelhas jatai, matam as APISMALIFERA, porque eu já presenciei, isto elas grudam as asas das abelhas com ferrão e só soltam quando estão mortas. Abraços e boa sorte,na tua criação.e te digo mais você tem bom Gosto.

  4. Resposta ao Sr. José Barbosa Machado Neto.>>>>Fico feliz por estar disposto a criar abelhas sem ferrão em sua linda chácara… Vejo que dinheiro para isto você tem…. Por que então não paga aos seus funcionários em dia e também aos ex-funcionários????

  5. Hola. Bom dia. Agradecería muito me informara sobre criaçâo da jataí,
    Ou outra clase com ferrào mas prática e fácil para iniciante. Será que pode criar dos dois tipos? Sería para a regiòn de Guarulhos, na serra caminho a Nazaré Paulista.
    Por enquanto, muito obrigado pela atençâo. Até breve.

    1. Olá Fernando, você pode obter mais informações sobre as abelhas SEM ferrão (indígenas ou melíponas) no grupo ABENA.
      Não sou um conhecedor das abelhas COM ferrão (africanizadas ou APIS). Mas tem muita informação sobre elas na internet.

  6. Boa noite

    Tenho uma chácara onde moro e gostaria de colocar um ou duas colmeias de abelhas sem ferrão.

    Como tenho uma quantidade de arvores frutíferas e também de flores, gostaria de ter um pouco de mel produzido na chácara, mas sem colocar em risco as pessoas (sem ferrão)

    agradeço caso possam me ajudar de alguma forma

    att

    zz

  7. Oi Itamar…… que bom ver vc de novo. Que bom vc no meu blog….que bom descobrir este teu site cheio de material tão bacana. Beijo grande!

O que pensou? Comente