“Fossa de bananeiras”

O termo “fossa de bananeiras” gera alguns mal entendidos, principalmente porque a maioria das pessoas querem receitas prontas, sem o devido entendimento. Então antes de falar sobre o sistema que usa bananeiras para o tratamento de águas, quero alertar para os enganos mais comuns, a evitar:
Primeiro, as bananeiras não tem a capacidade de filtrar as águas negras (esgotos). Elas tem a capacidade de transpirar e consequentemente de evaporar rapidamente as águas que elas absorvem e isso pode ser usado em um sistema natural de tratamento para completar o processo de tratamento da água. E essa é uma capacidade de muitas plantas de folhas largas, como mamoeiro, caeté, taioba, etc. e não apenas da bananeira. E os índices de evapotranspiração de outras como coqueiros não muito mais baixas que as bananeiras. Portanto, na falta ou impossibilidade de uso da bananeira elas podem ser usadas. Quem realmente trata as águas negras são as bactérias no interior de sistemas como a BET. Por isso acho que o nome popular “fossa de bananeiras” seja inadequado, levando a muitas interpretações errôneas. Quanto aos frutos (bananas, mamão, etc.) colhidos neste sistema podem ser consumidos sem riscos. Evite apenas as raízes consumidas cruas, como taiobas, etc.
Segundo, acaba havendo muita confusão entre o uso das “fossa de bananeiras”, para tratamento de água negra, com o “círculo de bananeiras”, para o tratamento da água cinza. São técnicas com objetivos diferentes como você podem ver a seguir.

Alternativas ecológicas para tratamentos de água:

Círculo de Bananeiras
Método para tratar apenas a água cinza (águas usadas em pias, tanques, máquinas de lavar-roupa e chuveiros).

Bacia de EvapoTranspiração (BET)
Método de tratamento da água negra (água usada na descarga) de sanitários convencionais, completamente seguro e natural, e que substitui as fossas sépticas e sumidouros.

Sanitário Compostável ou Seco
Sistema com fossa seca, que não gera água negra.

Para quem quer ter uma visão mais ampla sobre o uso racional das águas, aconselho a leitura desse artigo:
Sistematização da água

Nota: Recebi muitas consultas sobre “fossa de bananeiras”, por ocasião de uma edição do programa “lar-doce-lar” do Luciano Huck em que o Marcelo Rosenbaum apresentou um sistema de tratamento ecológico e pode ter sido usado o termo “fossa de bananeiras” pra descrever o sistema que ele usou numa das casas reformadas. Não vi esse programa mas tive uma surpresa nos dias seguintes pelo avalanche de pessoas interessadas nesse assunto aqui no blog. Alias foi o maior índice de visitas desse site até hoje.

51 ideias sobre ““Fossa de bananeiras”

  1. Luciane

    olá, meu nome é Luciane, moro em uma casa sem saneamento básico a aproximadamente 1 ano e meio, e me indigno constantemente com o descaso que acontece por aqui. Fiquei sabendo dessa fossa bio-séptica e fiquei interessadíssima em “meter” a mão na massa e fazer a diferença por aqui. Seu site foi o melhor e de mais fácil entendimento que encontrei. Porém como sou eu mesma que pretendo fazer, gostaria de saber se existem fotos mais detalhadas para que possa fazer tudo certinho.. rs.
    Obrigada desde já
    Aguardo
    Luciane
    =]

    Responder
  2. roberto

    Agradeço pelo trabalho publicado, pois pretendo aplicar esses conhecimentos em uma casa minha, situada em uma rua onde tem problemas na rede de esgoto (entopimento frequente.
    Roberto jorge

    Responder
  3. Pingback: Bacia de Avapotranspiração – “Fossa de Bananeira” « Recicla Flores

  4. Daniela

    Boa tarde !

    Obrigada pela dica no post Banheiro de Fossa de Bananeira, no blog Recicla Flores.
    Já fiz algumas alterações e tb o link.
    Muito bom os artigos, estou lendo tudo.

    Tenho um contato de Floripa que se interessou pela técnica e gostaria de saber se vc faz estes projetos em casas?

    Atenciosamente

    Responder
  5. Janai Lins Rodrigues

    Moro em São Luis.MA e fico indignado ao ver nossas belas praias sendo poluidas por esgoto e não aceito essa omissão do poder publico e quero como cidadão fazer minha parte;começando da minha casa e quero que se vc tiver fotos mais detalhadas ou uma cartilha de como fazer a FOSSA DE BANANEIRA que me forneça.
    Obrigado de já agradeço sua boa vontade.

    Janai Lins Rodrigues

    Responder
  6. joao

    gostei da ideia das bananeiras eu estudo em uma escola municipal e o meu projeto de ciencias é esse e eu achei muitas explicações. Muito legal.

    Responder
  7. evelyn e daiane

    nos somos do mesmo grupo que o joao e tambem achamos muito interessantes o projeto “Fossa de Bananeira”

    Responder
  8. Itamar Vieira Autor do post

    Oi João, é um prazer ler o seu comentário. Parabéns pelo estudo.
    Aproveitando, respondi a todas as mensagens, anteriores a do João, diretamente para os autores.

    Responder
  9. Francisco Fabio de Lima

    A chei esse sistema fantastico, e ele sera um dos topicos de meu tcc de nivel tecnico de logistica, queria saber mais sobre esse sistema e gostaria de receber se possivel, passo a passo de como se constroi esse tipo de fossa.

    Responder
  10. jardilina passos

    tenho muita vontade de fazer uma fossa na minha residencia da maneira correta,bio-septica mas gostaria de saber mais detalhes como sobre o uso de pneus é so colocar um sobre o outro?nao prescisa fixar?e da fossa de pneus a agua vai para o sumidouro direto.grata nina

    Responder
  11. Débora

    Olá! Sou a Débora e tenho um sitio e gostaria de fazer essa tecnica de fossa de bananneiras, pois é muito interessante. Se possivel gostaria de saber como posso produzi-la. Obrigada.

    Responder
  12. Rudson J. R. Castelo Branco

    Sou um apreciador de que faz bem a natureza, porque assim estaremos fazendo em a nos mesmos.
    Gostaria de ser informado quando o projeto estivese concluido e aprovado. Valeu sucesso!!!
    Email: Rudsonalc@yahoo.com.br
    Att. Rudson

    Responder
  13. leonice natal birigui

    oi joao moro em birigui tenho um sitio gostaria de receber fotos de como e construida a fossa de bananeiras beijos obrigada

    Responder
  14. Plínio Oliveira

    Boa tarde. Sou aluno do curso de Engenharia Ambiental em Montes Claros -MG, atualmente estou no 6º periodo, e achei esse projeto utilizando bananairas muito util para a sociedade “carente” em se. Sendo que estou desenvolvendo um projeto na região onde pretendo empregar essa ideia. Espero que possa receber um material mais detalhado a respeito BET e da TEVAP. Agradeço desde já, abraço!!!

    Responder
  15. arthur mariani

    ola.
    eu gostaria de saber se é posivel fazer um círculo de baneiras com um tamanhu maior para abrangir o residuos de varias casas ao mesmo tempo. pois espero utilizalo em minha comunidade porem queremos saber se seria posivel uma em tamanho maior com a mesma eficiencia de uma normal. e se posivel me mandar algumas fotos para aprendermos melhor como se faz.agradeço a ajuda,obrigado!!

    Responder
  16. Luis Vital

    Gostaria de ajudar a umas pessoas que moran em uma comunidade en Cali, Colombia, onde resido. Como faco para conseguir os planos ou fotos para a ” Fossa de Bananeras”.
    Agradecido antecipadamente, Luis Vital.

    Responder
  17. Raimundo Borges

    É possível mudar-mos este sistema centralizador dos recursos, em todos os ÂMBITOS. Poucos somos os preocupados com o desenvolvimento sustentável. Estão de parabéns pela relevante ação, e constante luta por um mundo melhor, baseados na sustentabilidade.

    Responder
  18. Antonio Brandao

    Estou com intenção de instalar este sistema em uma casa que possuo, mas gostaria de ter uma ajuda técnica mais próxima na hora da confecção, a fim de evitar cometer algum erro importante e contaminar o lençol freático que existe abaixo do terreno. Como posso obter esta ajuda!
    Desde já agradeço

    Responder
  19. Audecy Menezes da Rocha

    Gostaria de construir em meu sítio, será que alguém pode me enviar o passo-a-passo.

    Desde já,
    obrigada.

    Responder
  20. JULIANA OLIVEIRA

    quero fazer este sistema em minha casa gostaria de ter mais informações. Sera que poderiam enviar um passo-a-passo?

    Desde ja agradeço.

    Responder
  21. Tauane

    Eu gostei muito do projeto da “fossa de bananeiras”,isso ajuda o meio ambiente!
    Eu gostaria que voçes me manda-se o passo a passo como se constrói a fossa!
    eu queria muito fazer na minha casa
    Muito obrigado…

    Responder
  22. Sérgio Gois Mendes

    Olá, sou Sérgio Gois e tenho um pequeno sítio na comunidade Nova Floresta, município de Presidente Figueiredo, distante 150 quilômetros de Manaus-AM. Gostei da idéia, também quero construir no meu sítio e mostrar para meus vizinhos e toda a comunidade. É possível enviar-me o passo a passo, bem como fotos e tudo que possa me ajudar a realizar esse projeto com eficiência e eficácia. Parabéns pela idéia e aguardo retorno, estou indo para meu sítio no meio da floresta amazônica hoje à tarde, lá só tenho uma casinha 6x4m e falta o banheiro e a cozinha, estou verificando qual a maneira melhor para não agredir a natureza ou seja reduzir o máximo possível o impacto ambiental, o lugar onde estou a floresta está 99% intacta e quero que continue assim, é simplemesnte fantástico o explendor de nossa selva e fauna. Um grande abraço e sucesso.

    Responder
  23. Edson c.Feliciano

    Obrigado , Amigo gostei muito da materia bastante dinamica , estava eu com duvidas , e queria fazer em minha chacara , mas ainda nao tinha tido uma informacao plauziva , estarei colocando esto dos pneus em pratica , obrigado abraco

    Responder
  24. gilson

    gostaria que vc me mandase passo a passo para eu ver porque estou construindo e talves faça uma dessa valeu pelo comentario estava otimo

    Responder
  25. Antonio Carlos t. Cravo

    Parabens pessoal, pela iniciativa. Sou geógrafo de formação e sitiante nos fins de semana, fiz recentemente um banheiro ao lado da piscina no meu sitio e queria uma fossa ecologicamente eficiente…como não usamos a piscina todo tempo esse banheiro também não será utilizado todo o ano e essa fossa me parece a mais apropriada de tudo que pesquisei. O uso intermitente do banheiro numa situação de declividade média como no meu caso,talvez me obrigue a fazer uma cava em forma de bacia, ao invés de paredes no prumo nas laterais, pra aumentar a área de exposição nos meses de maior uso, que por aqui, ( no estado de São paulo) ocorrem concomitantemente ,com o período das chuvas.

    Responder
  26. José Francisco da Silva

    Boa Noite,
    Ainda que no post, estejam todas as informações, gostaria de receber, um roteiro passo a passo da construção desta fossa de banaeira. Pretendo levar esta idéia para um povoado no interior do MA. Lá pretendo viabilizar através de um mutirão, a construção num maior número de lares possíveis.
    José Francisco da Silva, São Vicente,SP.

    Responder
  27. Robson R Silva

    Boa Noite,
    Ainda que no post, estejam todas as informações, gostaria de receber, um roteiro passo a passo da construção desta fossa de banaeira, bem como fotos e tudo que possa me ajudar a realizar esse projeto com eficiência e eficácia.
    Desde ja agradeço

    Responder
      1. Joao

        Ola, gostei muito desse projeto, e gostaria de reeceber o passo a passo da cosntruçao da fossa de bananeira, e se possivel, com fotos. Obrigado.

        Responder
  28. Claudia

    Eu sou moradora da zona rural e aqui existem varias pessoas que utilizam as aguas das nascentes para consumo, a fossa de bananeira melhoraria e muito a qualidade de vida dessas pessoas. Mas fora isso também tem duvidas de como poderiamos evitar contaminação e o fim das nascentes assim torna-las viavéis para o consumo humano.

    Responder
  29. Felipe Jacob Pires

    Ola, estou querendo fazer minha tese de mestrado sobre a fossa evapotranspiradora. Ja construi tres fossas aqui na região da zona da mata de minas gerais, porém queria montar experimentos em escala piloto para monitorar e modelar a fossa em varios aspectos e parametros. Gostaria, se possivel, que me enviasse materiais mais cientificos abordando a fossa evapo.
    Faço parte de um grupo de estudos e praticas de permacultura em Viçosa-MG chamado SAUIPE, e estamos abertos a estreitar laços.
    Grato, e um grande abraço fraterno
    Felipe

    Responder
    1. Pauliane Felix

      Ola gostaria de informações mais tecnicas principalmente vc que já esta trabalhando uma tese ,sou estudante de edificações e gostaria de informações.

      Responder
  30. Nelson F Proença

    Olá Itamar, recentemente adquiri 5 ha de terra em Itamonte, sul de MG e quero construir mas gostaria de estudar um pouco antes de começar e não sei por onde iniciar pois quero fazer dentro dos critérios da permacultura. Vc pode me recomendar alguma leitura para planejar o local da casa? Obrigado!

    Responder
  31. Americo Vespucio da A. Sobrinho

    Ola
    Tenho um pequeno sitio em Saubara, onde existe uma casinha que nao tem banheiro e nem fossa.
    Gostaria de constrir uma que seja ecologica como ja foi mostrado no Globo Rural.
    Peco que me enviei passo a passo para construcao, e custo da mesma.
    Atenciosamente.

    Responder
  32. victor

    Itamar, obrigado pelas informações. somente aqui no seu blog consegui perceber um erro que estava para cometer, já que eu não pretendia fazer a separação das aguas cinzas das negras (iria jogar tudo na BET).
    Bom, estou p/ começar dos sistemas (agora também c/ um círculo de bananeiras), e tenho duas duvidas:

    a primeira é a localização desses sistemas. Li aqui no seu site que o sistema deve ficar em área ensolarada, na face norte do terreno. Porém, no lote – 1000 m2 -, temos muitas árvores. O melhor local, com espaço e sem a necessidade de fazer mais abate de arvores é justamente na face sul (frente) do terreno (nesse link – http://trilhar.net/casa/terreno.jpg – tem um esboço do terreno c/ os sistemas). As árvores ao redor são de troncos finos e longos, e as copas pequenas, geralmente com folhas pequenas. Ainda sim, é possível utilizar a BET e o círculo de bananeiras nessa área?

    a segunda é referente ao odor próximo desses sistemas. Ambos estarão junto a rua, e bem próximo a casa. Posso mante-los dessa maneira? Se percebe algum odor próximo tanto da BET quanto do círculo?

    muito obrigado e parabéns pelo site.

    Responder
    1. Itamar Vieira Autor do post

      Oi Victor, você deve observar o local em vários momentos do dia e verificar a incidência de sol, mesmo tendo árvores por perto, se tem um boa incidência não há problemas. E quanto ao odor, é zero.

      Responder
  33. Rubens

    A mais ou menos um ano construi uma fossa de permacultura de 4,10 mts por 2,10 mts, moro em uma chacara perto de Presidente Prudente s.p., plantei 06 bananeiras, no inicio precisei regar depois de uns 15 dias, ja não precisei mais, a fossa esta funcionando perfeitamente, não exala nenhum cheiro e acabou o meu problema e do meio ambiente.

    Responder
  34. Marcelo Carvalho

    Caro Sr. Itamar, gostaria de saber quantos litros de água uma bananeira consome e o que é preciso para construir uma fossa de bananeira para 100 funcionários em um canteiro de obra. Além disso, quantas bananeiras serão preciso?

    Muito obrigado desde já.

    Responder
  35. gilliane rossi

    Prezado, gostaria que entrasse em contato. É sobre projeto e visitaçao ao meu Estado. Por favor.
    Cordialmente

    Responder
  36. Renata

    Oi Itamar!
    Estou em Belo Horizonte-MG, acabei de comprar um lote em Casabranca, município de Brumadinho e ando pesquisando a respeito da implantação desse tipo de sistema como opção à fossa séptica convencional. Tenho algumas dúvidas, se puder me ajudar agradeço. Qual a diferença entre canteiro bio-septico e bacia de evapotranspiração? Pelo que entendi o rpincipio é o mesmo, só variando a forma de construção, é isso mesmo? Algum deles é mais indicado para a região onde quero implantar? Achei um material muito bom do projeto “de olho na água” e pretendo me basear nele pra fazer o canteiro bio-septico, mas ficaram faltando algumas coisas:
    o locl de instalação seria o mesmo da fossa septica (4m da casa e 30 de fontes dagua)?
    é necessário instalar caixa de inspeção?
    se não quiser implantar o círculo de bananeiras há outras formas de reutilizar a água cinza? onde encontro material a respeito?
    Agradeço muito pela ajuda, seu site tem ótimas informações, parabéns pelo trabalho!
    Renata

    Responder
  37. Juliele

    Olá, meu pai tem um sitio no qual gostaria de fazer uma fossa ecológica. Seria possível disponibilizar passo a passo para construção da fossa?
    Obrigada.

    Responder
  38. Ruchele Oliveira

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelas informações de maneira bem clara, de fácil entendimento para leigos.
    Fiz recentemente um curso de Permacultura e descobri que tenho sangue permacultor e muita vontade de fazer a diferença positiva nesse planeta.
    Sou estudante de Biologia e me formo esse ano, então decidi fazer meu TCC sobre a Fossa de Bananeiras. Porém estou com um pouco de dificuldades de encontrar trabalhos cientificos e/ou academicos para me basear na escrita do projeto.
    Teriam alguns artigos bons para me indicar?

    Antecipadamente, agradeço por toda atenção!
    Obrigada pelas informações, foram de muita ajuda!!!

    Abraços,
    Ruchele Oliveira

    Responder
  39. Rodrigo Silva

    Olá, meu nome é Rodrigo e eu achei muito interessante a Bacia de Evapotranspiração! Você poderia me ajudar com um orçamento da Obra?

    Desde já agradeço.

    Responder
  40. juarez dos santos silva

    Prezado

    Sonho dia e noite em executar esta obra ( fossa de bananeiras ) em primeiro lugar porque faço o que posso para contribuir com a natureza e segundo por que não tenho sistema de esgoto proximo pois moro num sitio quando construi meus banheiros ja deixei separada as aguas escuras das cinsas. Portanto só estou dependendo de uma ajuada do amigo pois não tenho o passo a passo. Será que pode me passar,não vejo a hora de começar a cavar e resolver este assunto.
    agradeço antecipadamente

    Responder
  41. valmir

    Bom dia! gostei muito do seu projeto, gostaria de saber se posso utilizar uma piscina de fibra velha que tenho nas especificações. Grato.

    Responder
  42. Francisco Elitom Rodrigues da Silva

    Olá, Itamar, bom dia, sou aluno do curso de especialização em Gestão Ambiental do IFCE, em Sobral, CE. Estou desenvolvendo um trabalho com a Bacia de evapotranspiração utilizando bananeiras como bio-evapotranspiradora. Meu objetivo com a pesquisa é calcular a eficácia do sistema para o nosso clima (semi-árido). Gostaria de saber qual A ESPÉCIE de planta é mais indicada nesse tipo de sistema, levando em consideração que o solo é do tipo massapê.

    Responder
    1. Ita Autor do post

      Alexandre, nascentes e plantas tem uma interação bem complexa. Acho que não deveria ter uma resposta genérica para essa questão. Ver a paisagem dessa nascente e perceber os padrões naturais do local é fundamental para tomar essa decisão.
      Mas posso te indicar um trabalho bem feito e embasado pra você baixar e ler: Preservação e Recuperação das NASCENTES.

      Responder
  43. Lucas Vinicius ( Eng.Ambiental-Unimonte,Santos-SP)

    legal valeu ajudou no meu trabalho sobre biorremediação .

    Responder

Deixe um comentário