Compostagem doméstica

No mês passado chegou ao mercado a belíssima e super funcional composteira Humi, para uso em casas e apartamentos, fruto de anos de prática, estudos e design do pessoal da Morada da Floresta

Aqui em casa usamos a compostagem com minhocas já alguns anos e por isso recomendamos essa ideia, que gostaríamos que se espalhasse por todo o país. A compostagem aproveita as sobras da cozinha produzindo húmus (um adubo orgânico fantástico) para uso na horta e em vasos de plantas e ainda evita a produção de “lixo” orgânico.


E quem já usou vários métodos para fazer a compostagem doméstica sabe o valor de uma composteira bem projetada por quem pensou em tudo para facilitar esse processo.

Apresentação da Humi

Eu gostei tanto que resolvi revender aqui em Criciúma. Mas você também pode comprá-la online na Loja da Morada da Floresta

2 respostas para “Compostagem doméstica”

  1. a caixa (02) que fica abaixo da primeira (01), não pode ser mudada para ser a primeira após a primeira (01) estar cheia?

    1. Sim Luiz. As minhocas trabalham de baixo para cima. Quando comerem a camada de baixo, elas subirão para a camada de cima. Então, quando a caixa digestora de cima estiver cheia, muda-se a vazia de baixo para cima para começar a encher e a cheia de cima passa para baixo. Quando a de cima novamente estiver cheia, repete-se a mudança. Para forçar as minhocas que ainda estão na caixa de húmus a irem para a caixa de baixo, pode-se levar a Humi para próximo de uma janela e retirar a tampa. As minhocas irão descer para se abrigar da luz e do calor. Então pode-se ir retirando as camadas superiores de húmus com delicadeza, em intervalos de tempo que permitam elas descerem mais e mais até todas descerem para a caixa de baixo e fique livre para recomeçar o ciclo.

O que pensou? Comente