Permacultura

Para que um sistema de trabalho possa ser executado de maneira correta, é necessário que as pessoas que o usam compartilhem o mesmo conjunto de princípios. Estes princípios na permacultura formam sua Ética e Filosofia.

E o conjunto de diretivas, métodos, técnicas e ferramentas, coerentes com estes princípios, formam a metodologia de design da permacultura.

mapa mental

6 respostas para “Permacultura”

  1. Achei fantástico seu método, em virtude de poder utilizar pneus velhos que só poluem, vou utilizar este sistema no meu barraco na beira da represa, obrigado pela ideia, pois me foi passado pela EMATER/PR, e também vou adaptar para poder utilizar as aguas das pias e chuveiros, com filtro de brita e arreia.

    1. Para usar a BET também para a água cinza precisa mudar a dimensão da bacia. Qual o critério? E para que um filtro de brita e areia?

  2. Itamar,

    Achei as fossas e sumidouros excelentes!

    E quanto a permacultura, uma proposta genial e completamente atual.

    E pensando no planeta e em nossas aguas, da vontade de implantar esse sistema de fossa na pequenas cidades do interior do Brasil.

    Quem sabe, os Prefeitos brasileiros não assumem uma postura de vanguarda?

    Karla

  3. Terrivelmente, meus impostos estão em dia e a prefeitura não providencia o esgoto para minha rua. No programa Caldeirão do Huck ouvi falar em tratamento de águas cinza e preta com bananeiras. Eu e minha esposa queremos orientação para tal tratamento de modo que possamos reaproveitá-la para irrigação de horta e, se possível, alimentar animais para consumo. O que queremos é possível? Precisamos de apoio técnico ou podemos fazer sozinhos? Atenciosamente.

  4. adorei todas as ideias e vou impleentar o ciclo das bananeiras em casa que irei consruir agora. muito obrigada pelos esclarecimentos.

O que pensou? Comente