O que é permacultura?

A palavra permacultura originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, passou a significar “cultura permanente”. E por isso mesmo não é fácil defini-la em poucas palavras. Mas olhando para sua essência e não para sua abrangência, penso que a definição apresentada há muito tempo atrás pelo próprio Bill Mollison continua sendo a mais apropriada. Ele juntamente com David Holmgren estão desenvolvendo a permacultura, desde o início dos anos 1970, na Austrália, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna.

Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
– Bill Mollison

A permacultura não se enquadra em nenhuma disciplina acadêmica, sendo na prática um arcabouço de conhecimento transdiciplinar, abrangendo desde agricultura, arquitetura, ciências naturais, economia solidária, etc.. E dentro de tudo isso o que ela trouxe de novo foi a sua metodologia de design.

Como elementos do design, a permacultura trata de plantas, animais, edificações e infra-estruturas (água, energia, comunicações), bem como, dos relacionamentos que podemos criar entre eles conforme sua composição em um terreno para criar ambientes humanos em harmonia com a natureza.

Simbolo da permaculturaO formato oval, do símbolo da permacultura, representa o ovo da vida; aquela quantidade de vida que não pode ser criada ou destruída, mas que é expressada e emana de todas as coisas vivas. Dentro do ovo está enrolada a serpente do arco-íris, a formadora da terra dos povos aborígines. No centro está a árvore da vida, a qual expressa os padrões gerais das formas de vida. Suas raízes estão na terra e sua copa na chuva, na luz do sol e no vento. O símbolo inteiro e o ciclo que representa, é dedicado à complexidade da vida no planeta Terra. (Extraído de “Introdução a Permacultura” de Bill Mollison)

11 respostas para “O que é permacultura?”

  1. moro em um terreno com muitas arvores e sombra, parte dele acidentado…como posso aproveitar para produzir bons alimentos.O terreno tem 24 de frente por 84 de fundo….metade dele com um declive forte para os fundos. Muita sombra e não quero desmatar.

    1. Ola! Eu também estou cultivando um terreno com muitas árvores (pinheiros bravos) e tenho plantado todo o tipo de plantas, arbustos e árvores. Comecei por ter um espaço para o jardim outro para a horta e outro para o pomar mas depois acabei por começar a misturar tudo porque como há muitas árvores a sombrear o terreno tenho de aproveitar bem todos os espaços onde há mais sol. Tenho plantado muitos arbustos frutíferos como ameixeira-do-natal ((Carissa macrocarpa), amoras, mirtilos, grosselha, morangos, etc. Eu também não tinha experiência nenhuma apenas o desejo de o fazer e quando se tem esse desejo não precisamos que nos ensinem e podemos aprender com a pratica e acho que isso é o melhor…

      o meu blog onde partilho um pouco sobre a minha quinta ecológica
      http://quintadasebe.com/

    2. onde há declive acentuado cultive palmeira comestivel, tal como pupunha sem espinhos, bacaba, etc. area de sombra voce pode cultivar pancs que gostam de sombra e umidade.siga as linhas de curva de nivel para efetuar as plantações para que a erosão nao aconteça

  2. Fiquei simplesmente encantado com os princípios qeue norteiam a atividade dos indivíduos envolvidos com permacultura. E sem duvida a forma mais perfeita de vivermos a sustentabilidade do planeta. Sugiro que sejam inseridos nos programas escolares atividades inerentes a essas técnicas de manejo/cultivo/uso dos recursos naturais. E o caminho que nos levara a possibilidade de contar com uma condição de vida digna e de qualidade no futuro não muito distante.
    Vamos levar os responsáveis pelas politicas publicas de meio ambiente para conhecer a forma de vida das comunidades que vivem em seu dia a dia os princípios da permacultura. Assim terão ideia do que e vida equilibrada com a natureza. Depois vamos cobrar deles a implantação de programas transformadores das atividades em todos os campos da atuação humana e chegaremos a um ponto de equilíbrio aceitável, talvez mesmo a natureza encontre o caminho da regeneração da destruição humana.
    Não sera fácil certamente, mas existe uma chance e precisamos agarra-la sem perda de tempo.
    Décio Adams em 18/04/2015.

  3. Muito obrigado pela descrição, estou cada dia mais encantado com o assunto, pretendo muito em breve começar a botar em prática esse novo conhecimento que adiquiri. Acredito que a permacultura seja o futuro, através dela poderemos levar a conscientização ambiental para dentro dos lares, não apenas na zona rural, mas também nas zonas urbanas, visto que também há esse potencial. Sendo assim poderemos garantir a sustentabilidade que nosso planeta tanto clama nos dias atuais. Vamos a luta!

  4. No meio rural, poderia ser usada através de fossas ecológicas transformando dejeto em biomassa e água em vapor. Harmonicamente equilibrado.

  5. Permacultura é a conservação da biogenetica sustentável e do equilbrio do meio ambiente. Natureza é vida e quem ama a natureza ama a Deus.

  6. pra mim a permacultura deve sim ser discutido pelas pessoas e também praticado porque a permacutura faz parte da nossa vida com certeza e é preciso que todos pratique nãõ só a permacultura mas sim também a reciclagem e a pratica de coisas que nos fará bem no fulturo…porque tem que ser assim plantar hoje para colher amanhã.

  7. Permacultura para mim é vida, harmania e amor.Trabalho com os princípios da permacultura há anos na escola acreditando que a educação séra educação se trabalhar-los de fato .A Pemacultura transforma ás pessoas e tudo onde ela vive dando sustentabilidade. Projetos são de fatos executados quando colocamos os princípios da Pérmacultura.

    zulma Leal professora Centro de ensino médio 404 Santa MARIA DF
    autora do Projeto Agro ecológico com os Princípios da Permacultura desta escola

    zul

O que pensou? Comente